Skip to content

Outros comités da rede

A rede está organizada em 30 comités de leitura repartidos por línguas, envolvendo cerca de 300 membros.

Qualquer pessoa com competências em teatro e tradução que esteja desejosa de partilhar os seus recursos pode candidatar-se para se juntar a um comité. A adesão será validada segundo os princípios de cada comité (em regra muito simples). Qualquer sugestão de adesão de novos membros é bem-vinda.

A rede tenta promover e facilitar o equilíbrio e a representatividade dos comités no que diz respeito às dicotomias homens/mulheres, profissionais emergentes/experientes, teóricos/práticos, independentes/institucionais, residentes locais/membros da diáspora, entre outros. É desejável que os principais editores do teatro local, os membros de concursos nacionais de dramaturgia ou de festivais relacionados com a dramaturgia nacional, bem como os representantes dos sindicatos dos dramaturgos, participem em cada um dos comités.

Cada membro tem a missão de facilitar a recolha e circulação de textos no seio do seu comité, promovendo-os junto dos autores, tradutores, editores, agentes e organizações de autores. Assim, os membros comprometem-se a recolher, a divulgar e a ler tantos textos quanto seja possível. Os mais disponíveis e apaixonados poderão escrever considerações sobre as leituras (anónimos, através das coordenações), quando solicitados pelos autores.

Cada membro está inscrito numa lista de difusão por correio eletrónico. Estas listas são parcialmente moderadas, ou seja: somente os membros podem escrever e as mensagens enviadas à lista são transmitidas ao conjunto dos membros de cada comité.

© Cláudia Morais/TAGV