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Parceiros

Teatro Académico de Gil Vicente TAGV

O Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) é uma estrutura da Universidade de Coimbra. Inaugurado em 1961, a sua missão cultural, artística e educativa sempre se desenvolveu entre a cidade e a Universidade, assumindo um caráter de exceção cultural no território português, por ser o único edifício teatral universitário do país. Remodelado em 2003, o TAGV é um pólo de conhecimento, formação e programação artísticos.

 

Clube de Leitura Teatral CLT

A iniciativa que junta o Teatro Académico de Gil Vicente e A Escola da Noite, acontece mensalmente, com leituras informais dedicadas a textos de um dramaturgo/escritor. O objetivo é a divulgação, o conhecimento e a promoção da dramaturgia. O Clube de Leitura Teatral propõe-se como uma iniciativa aberta à participação de coletivos, associações e interessados na escrita para teatro.

Coordenação António Augusto Barros, Sofia Lobo (A Escola da Noite), Fernando Matos Oliveira, Ricardo Correia (Teatro Académico de Gil Vicente)
Iniciativa integrada no LIPA — Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas
Informações e inscrições clube.leitura.teatral@gmail.com

Centro de Documentação do Teatro Nacional São João TNSJ 

Em 2000, o Centro de Documentação surgiu para contrariar a efemeridade do gesto criativo e desdramatizar os efeitos de várias maldições documentais. Iniciou um sempre inacabado processo de recolha e tratamento de todo o material de carácter documental criado pelo TNSJ, disponibilizando-o dentro e fora de portas. Gere, desde 2001, uma base de dados, o Cinfo – Centro de Informação, que referencia os documentos fisicamente existentes no Centro de Documentação, funcionando igualmente como biblioteca online, já que grande parte desses documentos está também disponível no seu formato digital. E desenvolve, desde a primeira hora, uma biblioteca especializada em artes performativas, espólio que agora partilhamos com outros profissionais e com o público em geral. Instalado numa sala do Mosteiro de São Bento da Vitória, para a qual o arquitecto Nuno Lacerda Lopes desenhou uma cenografia funcional, o Centro de Documentação do TNSJ abre-se a uma comunidade de utilizadores desejavelmente capaz de colocar em movimento uma utopia do possível: que nenhum leitor seja o primeiro, e que nenhum leitor seja o último.

Teatro da Garagem

O Teatro da Garagem iniciou, como o nome indica, a sua atividade numa garagem dos subúrbios de Lisboa, uma zona híbrida, de mistura de paisagens e referências, que influenciou de uma forma indelével o trabalho da Companhia e a escrita do seu dramaturgo, encenador e diretor artístico, Carlos J. Pessoa.

Durante o seu percurso, o Teatro da Garagem organizou o seu trabalho artístico através de ciclos diferentes, que corresponderam a momentos criativos específicos e às transformações sociais e tecnológicas do Mundo. Desde 1996, o Teatro da Garagem tem desenvolvido através do Serviço Educativo um conjunto de atividades pedagógicas e artísticas com crianças, adolescentes e idosos.

© Cláudia Morais/TAGV